top of page

Guia pet

 

Deixamos aqui algumas dicas que poderão te ajudar a cuidar do seu PET.

 

Guia para treinamento

Como fazer o treinamento de agility com seu cão ou filhote

O treinamento de agility para cães é um esporte rápido, competitivo, onde o seu cão deve passar por uma série de obstáculos: aros, rampas, túneis, entre outros, o mais rápido possível. É uma atividade muito divertida para você e seu cachorro e que também irá ajudá-los a manter a forma!

O que faz um cão ser bom de agility?
 
Existem duas características que devem ser observadas quando se trata de treinamento de agility: comando e obediência. Se seu cão tiver bom comando, ele vai ser rápido, intensamente focado em você e não vai se distrair tão facilmente. Obediência é uma medida de quão fácil de ensinar e paciente o seu cão é, quando se trata de aprendizagem.

Você pode treinar um filhote de cachorro, um cão adulto ou até mesmo um cão maduro para fazer o percurso de agility. Como seus antecedentes, cães pastores, como Border Collies, tendem a se destacar neste tipo de exercício, mas, independente da raça, se o seu cão tiver as qualidades certas, ele se sairá bem. Com os equipamentos corretos, ele rapidamente estará passando pelos obstáculos, sem dificuldade!

Alimentos necessários

Para se manter saudável, seu animal precisa de uma dieta balanceada em termos de proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais. Cada nutriente deve estar em equilíbrio com o conteúdo energético da dieta e com cada um dos demais nutrientes.
A quantidade correta de calorias irá depender do tamanho, raça e quantidade de exercício que o animal pratica. As fases da vida do animal também fazem uma grande diferença no tipo de alimentação: filhotes, adultos, idosos, fêmeas prenhas ou lactantes precisam de diferentes quantidades de nutrientes.

 

Obediência

Você é o chefe
Se você oferecer ao seu cachorro um território livre em sua casa, ele vai assumir seu papel de líder, de “dono do pedaço” e vai fazer o que bem entender. Cabe a você ser rigoroso e ensinar o seu animal qual é o lugar dele: nada de subir no sofá, nada de cama, nada de petiscos a qualquer momento. E isso deve ser transmitido com um tom de voz calmo e firme.

Seja consistente
Se você deixar o seu cachorro subir na cama e o seu parceiro empurrá-lo para fora, vocês acabarão confundindo a cabeça dele. Por isso, é muito importante que todos os envolvidos na vida do seu cachorro estejam de acordo sobre o que é permitido e o que não é, e colquem em prática o que foi combinado.

Seja consistente também nos seus comandos. Você terá mais sucesso com um comando simples, como “Não!”, do que com uma frase como “Não faça isso!" ou "Pare com isso!”. Se todos os envolvidos usarem os mesmos comandos, vai ser mais fácil para o seu cão entender o que lhe é solicitado.

Não repreenda seu cão após algum evento
 Se um dia você chegar em casa e encontrar seus chinelos em frangalhos, será tarde demais para ensinar ao seu cachorro que ele não pode fazer isso. Ele certamente não irá associar o que fez anteriormente com a bronca que está levando. Chamar sua atenção e ensiná-lo apenas vai funcionar se você pegar seu cão no ato.

Repetir, Recompensar e Reforçar
Lembre-se dos três R’s do treinamento: Repetir os mesmos exercícios várias vezes, com muitos elogios e petiscos, em dias e lugares diferentes, para se certificar de que seu cão realmente aprendeu o comando ensinado.

Gatos saudáveis

Treinar e fazer carinho em seu gato é uma ótima maneira de criar laços. Na natureza selvagem, grandes felinos treinam entre si como forma de socialização.

 

E já percebeu que ao colocar a mão perto da cabeça do seu gato, ele imediatamente se esfrega nela? Gatos preferem se esfregar em superfícies sólidas, esse é um jeito ótimo de se aproximar dele.

 

Gatos têm glândulas de feromônio em suas patas, isso explica o motivo de, às vezes, arranharem pernas de cadeiras e mesas. Quando fazem isso, deixam seu odor para marcar o território - usar um arranhador pode ajudar seu gato a se espreguiçar também.

 

Gatos amam tecidos e superfícies moles. Eles podem se aconchegar rapidamente quando em contato com o tecido, o que os ajuda a relaxar.

 

 

 

 

 

Adoção de filhote

Adoção de um filhote resgatado ou abandonado

Se o centro de resgate ou abrigo de animais de sua cidade recolhe ou recebe filhotes abandonados e você não faz muita questão de ter um cão raça, esta pode ser uma excelente opção.

Você certamente vai encontrar vários cães filhotes ou já adultos nesses abrigos. Há uma grande quantidade de cães abandonados que necessitam de lares amorosos e hoje em dia, existem até organizações (ONG) que atuam no resgate desses animais.

Se você estiver disposto a ter um desses cachorros, pode ter certeza que seu novo amigo vai recompensá-lo com muita confiança e lealdade.

Cuidando da Beleza

É importante criar uma rotina diária de cuidados com seu cão. Além de cuidar de sua pelagem é uma ótima maneira de formar um vínculo com o seu animal.
A escovação diária remove os pelos mortos, sujeira e eventuais parasitas que seu cão tenha trazido de uma caminhada. Escolha uma escova própria para cães, de acordo com o seu tamanho e seu tipo de pelo.
Cuide também das unhas, olhos, orelhas e dentes do seu cachorro.

Aparando as unhas
Se o seu cão frequentemente anda sobre superfícies duras como calçadas, suas garras não irão ficar muito longas. Se isso não acontecer, eles vão precisar de limpeza regular para que possam andar confortavelmente. Pergunte ao veterinário ou um profissional especializado em cuidados com cães a forma correta de fazer isso.

Olhos e ouvidos
Os olhos e ouvidos do seu cão devem estar sempre limpos. Você pode limpar suavemente a área ao redor de seus olhos com algodão úmido. Faça o mesmo para os ouvidos, mas tome cuidado para não acumular água no canal, pois é uma região de muita sensibilidade.

Dentes e gengivas
Cuidar dos dentes e gengivas do seu cachorro pode ser uma coisa complicada, mas você pode prevenir problemas de gengiva e nos dentes utilizando diariamente DentaStix, que são clinicamente testados e reduzem a formação de tártaro em até 80%.

Corte dos pelos
Cães com pelagem crespa, como Terriers e Poodles, precisam ser tosados a cada seis a oito semanas. Cães com pelagem lisa, como o Cocker Spaniel, devem ser aparados a cada três meses. Cada raça é diferente, por isso peça orientação ao seu criador, veterinário ou uma esteticista de animais.

bottom of page